TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES


Recentemente, circulou em uma grande mídia social uma brincadeira que pedia para o leitor ler o seguinte trecho e solucionar a charada.

 

“Pai e filho sofrem um acidente terrível de carro. Alguém chama a ambulância, mas o pai não resiste e morre no local. O filho é socorrido e levado ao hospital às pressas. Ao chegar no hospital, a pessoa mais competente do centro cirúrgico vê o menino e diz: ‘Não posso operar este menino! Ele é meu filho!”.

 

Analisando essa brincadeira a partir da temática de “discurso”, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:

 


Infelizmente, não há nada o que ser feito quanto ao discurso dominante tratado na brincadeira.


Há um discurso dominante na sociedade e nas organizações de que as mulheres são competentes e devem ocupar posições de destaque.


O discurso teológico explica adequadamente a situação abordada na brincadeira.


A brincadeira não permite compreender a temática do discurso, já que homens e mulheres são iguais e não ocupam posições diferentes na sociedade e nas organizações.


Há um discurso dominante na sociedade e nas organizações de que os homens são mais competentes e devem ocupar posições de destaque.

Analise a charge abaixo:

 

Fonte: https://www.pinterest.com.mx/pin/725853664913283995/

 

Na charge acima, a palavra “cultura” remete aos conhecimentos, aos saberes que a Mafalda gostaria de ter. Esse, porém, não é o único significado existente para a palavra “cultura”.  Pensando nos significados que essa palavra teve e tem atualmente, É INCORRETO AFIRMAR QUE:

 


Cultura é/foi associada à venda de mercadorias no comércio.


Cultura é/foi construção coletiva que direciona as ações dos indivíduos em sociedade.


Cultura é/foi associada ao cuidado de crianças.


Cultura é/foi associada ao culto aos deuses.


Cultura é/foi associada ao cultivo de plantas importantes à sobrevivência humana.

A manutenção de uma cultura organizacional pode ser feita por meio de diferentes mecanismos em uma organização. São exemplos desses mecanismos, EXCETO:

 


Políticas e práticas de gestão.


Rituais.


Demonstrações financeiras.


Socialização.


Histórias.

Veja a figura abaixo:

Fonte: https://www.gestaodesegurancaprivada.com.br/organizacao-como-funcao-administrativa/

 

A partir dessa figura É POSSÍVEL AFIRMAR que:

 


Uma organização é formada por pessoas, independente do objetivo pretendido.


Uma organização é um sistema fechado, que depende exclusivamente de sua equipe de colaboradores.


As necessidades das pessoas pouco impactam uma organização, a qual trabalha em prol de seus próprios interesses.


Uma organização é um conjunto de pessoas/ações coordenadas em prol de um objetivo comum.


Um banco, uma igreja e uma escola não podem ser consideradas organizações.

Leia o trecho abaixo:

 

QUEM SE IMPORTA é um documentário longa metragem sobre empreendedores sociais no Brasil e ao redor do mundo. Pessoas brilhantes, que criaram, cada qual, uma organização inovadora capaz de não só mudar a sociedade ao seu redor, mas também causar impacto social suficiente para que estas ideias possam virar políticas públicas aplicadas em várias partes do mundo. Um filme que, através de cada um de seus personagens, vasculha o mundo atrás de pessoas magníficas que oferecem simples soluções para as mais graves questões que nos afetam profundamente. O filme conta com grandes nomes internacionais do Empreendedorismo Social como Muhammad Yunus (Nobel Paz 2006), Bill Drayton, Mary Gordon, entre outros. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=WyO4pFITgew

 

Agora leia as afirmações abaixo:

I - As organizações atendem aos interesses de indivíduos ou grupos. Esses interesses controladores indicam a direção que a organização toma; isso, por sua vez, pode exercer um impacto na sociedade como um todo.

II - O empreendedorismo social pode ser uma via para a criação de organizações comprometidas com o lucro e também com o bem-estar das pessoas e desenvolvimento social.

 

A respeito dessas afirmações a alternativa CORRETA é:

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa a asserção I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a asserção I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.

Segundo a Teoria Institucional, o processo de institucionalização (FIGURA 1) envolve três etapas principais: habitualização, objetivação e sedimentação.

 

Fonte: TOLBERT, P. S.; ZUCKER, L. G. A institucionalização da Teoria Institucional. In: Handbook de estudos organizacionais, v. 1. São Paulo: Atlas, 2010, p. 205.

 

Pensando nessas etapas assinale a alternativa INCORRETA:

 


A habitualização ocorre quando novos arranjos estruturais, de políticas ou processos precisam ser gerados em resposta a problemas organizacionais específicos.


Habitualização, objetivação e sedimentação podem variar em relação ao grau em que estão profundamente imbricados no sistema social, variando em termos de sua estabilidade e de seu poder em determinar comportamentos.


A sedimentação é o processo que fundamentalmente se apoia na continuidade histórica da estrutura e, especialmente, em sua sobrevivência pelas várias gerações de membros da organização.


A objetivação ocorre quando mudanças em arranjos estruturais, políticas ou processos começam a ser assimiladas, com um certo grau de consenso social entre os membros da organização.


A formação de instituições ocorre de maneira aleatória e muito particular em cada organização não sendo possível pensar em etapas do processo de institucionalização.

A Teoria do Custo das Transações estuda os custos da organização de trocar recursos no ambiente e de gerenciar trocas, de modo a diminuir custos e promover transações interorganizacionais mais efetivas. Pensando nisso, É CORRETO AFIRMAR que:

 


Em situações de alto custo de transação empresas podem usar mecanismos de interação relativamente informais, como reputação, contratos não escritos e boca a boca.


Mecanismos formais maximizam os custos de transação associados à redução e incerteza, oportunismo e risco.


Em situações de baixo custo de transação a empresa deve escolher mecanismos de conexão mais formal, para aumentar o controle.


Umas das questões que guiam os trabalhos da Teoria do Custo das Transações é: “Por que há tantos tipos de organizações?”.


A Teoria do Custo das Transações estabelece uma relação entre as disciplinas de Direito e Economia.

Planejamento é um processo de:


pensar o presente


definir resultados a serem alcançados


distribuir os recursos disponíveis


realizar atividades


assegurar a realização dos objetivos

Dentro do contexto organizacional, identifica-se as quatro funções do gestor, conhecidas também como "PODC". Na primeira função, PLANEJAR, o planejamento é dividido em três categorias. Neste contexto, podemos afirmar:


O planejamento operacional tem projeção de curto prazo e baixa complexidade


O planejamento gerencial tem projeção de curto prazo e alta complexidade


O planejamento estratégico tem projeção de médio prazo e alta complexidade


O planejamento operacional tem projeção de longo prazo e baixa complexidade


O planejamento estratégico tem projeção de curto prazo e alta complexidade

Analise as afirmações abaixo referente a Motivação humana nas empresas.


I) O desempenho no trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço. O desempenho é positivo quando o resultado beneficia a própria pessoa, o grupo do qual ela participa, um cliente ou a organização na qual trabalha.

II) Uma técnica que pode ser considerada motivacional é o empowerment, pois nela, as pessoas recebem poderes de decisão.

III) Um corretor de imóveis realizou uma venda e obteve R$ 5.300,00 de comissão. Neste caso, ele obteve uma motivação intríseca.

IV) As práticas motivacionais abrangem os elogios e desafios propostos pelos gestores até a participação dos funcionários no processo decisório.


Assinale a sequência correta:


V – V – F – V


V – V – V – V


V – F – F – V


F – F – V – F


F – V – F – F